terça-feira, 12 de julho de 2011


Texto – Principal: João 5: 24

INTRODUÇÃO - Deus nos resgatou da maldição da Lei. Somos salvos e salvos para sempre. Não há mais perigo para aquele que está em Cristo Jesus.

Tema – Consciência da Salvação

I – SALVAÇÃO COMO SINÔNIMO DE VIDA ETERNA:
Textos: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna... Quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, porém, desobedece ao Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus... Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida... Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê tem a vida eterna... E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.... estes, porém, estão escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.
João 3.16, 36; 5.24; 6.47; 17.3; 20.31.

II – SALVAÇÃO GARANTIDA POR CRISTO:
Textos; Eu sou a porta; se alguém entrar a casa; o filho fica entrará e sairá, e achará pastagens....As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem... eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão...Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai... no qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa... Por isso, tudo suporto por amor dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que há em Cristo Jesus com glória eterna... Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus... para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
João 10. 9,27-29; Ef. 1. 13; 2Tm. 2.10; Rm 8.1,4.

III. SALVÇÃO QUE PRECISA SER CONFESSADA:
Textos: E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos... e, tirando-os para fora, disse: Senhores, que me é necessário fazer para me salvar?
Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa... Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo...pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação... Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus;...não vem das obras, para que ninguém se glorie... que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a fé, para a salvação que está preparada para se revelar no último tempo... alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.
Atos 4.12; 16 30,31; ROM. 10. 9, 10; Ef. 2.8,9; 1Pd. 1. 5,9.

IV. FOMOS ESCOLHIDOS E PREDESTINADOS ANTES DOS TEMPOS ETERNOS:
Textos: ...como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor... e nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade... ele, digo, no qual também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade,.. E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito...Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos...e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou... Os gentios, ouvindo isto, alegravam-se e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos haviam sido destinados para a vida eterna...E continuou: Por isso vos disse que ninguém pode vir a mim, se pelo Pai lhe não for concedido... Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.
Ef. 1. 4-5; Rm. 8. 28-30; At. 13.48; Jô. 6. 65; 15.16.

V. ESTA SALVAÇÃO NÃO AUTORIZA NINGUÉM QUE É SALVO PARA SEMPRE A VIVER NO PECADO:
Textos: Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça... De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele?... Todavia o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os seus, e: Aparte-se da injustiça todo aquele que profere o nome do Senhor...Ora, numa grande casa, não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de madeira e de barro; e uns, na verdade, para uso honroso, outros, porém, para uso desonroso... Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,.. tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem... Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo...

Ef. 2. 1 7
1 Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,
2 nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência,
3 entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais.
4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
5 estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo ( pela graça sois salvos ),
6 e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus,
7 para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus...

Col. 3. 1 - 17
1 Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
2 Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
3 porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.
5 Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
6 pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;
7 nas quais também em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas;
8 mas agora despojai-vos também de tudo isto: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca;
9 não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos,
10 e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
11 onde não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo ou livre, mas Cristo é tudo em todos.
12 Revestí-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade,
13 suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também.
14 E, sobre tudo isto, revestí-vos do amor, que é o vínculo da perfeição.
15 E a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.
16 A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações.
17 E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

ROM. 6. 1,2; 2Tm 2. 19, 20; Hb. 12. 14, 15; 2Co 5. 17.

CONCLUSÃO – Um dos maiores problemas de muitos, especialmente de nossos irmãos arminianos e pentecostais como um todo, não querem se aprofundar na doutrina da eleição, uma doutrina das mais seguras das ESCRITURAS SAGRADAS. Acredito que quem se aprofunda nesta doutrina sem paixão pela cor denominacional só terá a ganhar, aprofundando-se nos ensinos das Escrituras. Salvação não se perde. Deus não é menino, para salvar e tomar de novo a salvação. Se alguém perdeu a salvação, nunca foi salvo. É possível que alguém que tenha sido salvo desvi-se do evangelho, porém, ele não permanece no mundo. Um dia ele retorna aos braços do Pai eterno. O Espírito Santo estará sempre o incomodando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário