sábado, 22 de maio de 2010

Do Amor ao Próximo


Estudo no Sermão do Monte – Mt. 5. 43 a 48

INTRODUÇÃO – Desde que o homem habitou na terra, este teve grande dificuldade em amar ao seu semelhante. Tantas tragédias neste mundo já houve em decorrência da falta de amor ao irmão. E sempre vamos ter problemas, enquanto não dispormos de verdadeiro desejo de buscar a amar de verdade. Neste estudo, conforme Jesus nos ensina, vamos ver algumas diretrizes pelas quais nos conscientizaremos que o amor ao irmão é uma necessidade.

ASSUNTO – Do Amor ao Próximo

I. AMOR UM COMPROMISSO – VV. 43-45:
1. Ouvistes... – “A maior parte do povo não sabia ler, e ainda que o soubesse isso de pouco adiantaria, porque as Bíblias (Escrituras) não eram numerosas e não acessíveis ao povo comum... o povo conhecia de ouvir...
2. Amarás... – Aqui Jesus apresenta a sexta e última ilustração sobre o verdadeiro sentido espiritual da lei. Em contraste com a interpretação errônea dos intérpretes judeus: A lei do amor. Lev. 19. 18: “Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor”. Jesus traz alusão deste mandamento também em Mt. 22. 43-40: “Os fariseus, quando souberam, que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se todos e um deles, doutor da lei, para o experimentar, interrogou-o, dizendo: Mestre, qual é o grande mandamento na lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas”.
3. Odiarás... A lei de modo geral proibia que os judeus se odiassem uns aos outros, é possível que o inimigo fosse o gentio de um modo geral: Dt. 1. 42: “E disse-me o Senhor: Dize-lhes: Não subais nem pelejeis, pois não estou no meio de vós; para que não sejais feridos diante de vossos [inimigo]s. Dt. 33. 27: “O Deus eterno é a tua habitação, e por baixo estão os braços eternos; ele lançou o [inimigo] de diante de ti e disse: Destrói-o. Js. 22.8: “e lhes disse: Voltai para as vossas tendas com grandes riquezas: com muitíssimo gado, com prata e ouro, com cobre e ferro, e com muitíssimos vestidos; e reparti com vossos irmãos o despojo dos vossos [inimigo]s. Ester 9. 5: “Feriram, pois, os judeus a todos os seus [inimigo]s a golpes de espada, matando-os e destruindo-os; e aos que os odiavam trataram como quiseram. Jó 27. 7 “Seja como o ímpio o meu [inimigo], e como o perverso aquele que se levantar contra mim. Sl. 6. 7: “Os meus olhos estão consumidos pela mágoa, e enfraquecem por causa de todos os meus [inimigo]s. Sl 18. 37 “Persigo os meus [inimigo]s, e os alcanço; não volto senão depois de os ter consumido. Sl. 139 22: “Odeio-os com ódio completo; tenho-os por [inimigo]s. Is. 1 24 “portanto diz o Senhor Deus dos exércitos, o Poderoso de Israel: Ah! livrar-me-ei dos meus adversários, e vingar-me-ei dos meus [inimigo]s. Jr. 19 7: “E tornarei vão o conselho de Judá e de Jerusalém neste lugar, e os farei cair à espada diante de seus [inimigo]s e pela mão dos que procuram tirar-lhes a vida. Darei os seus cadáveres por pasto as aves do céu e aos animais da terra. Zc. 10. 5: “Eles serão como valentes que na batalha pisam aos pés os seus [inimigo]s na lama das ruas; pelejarão, porque o Senhor esta com eles; e confundirão os que andam montados em cavalos.
Sl. 137. 7, 8, 9: “Lembra-te, Senhor, contra os edomitas, do dia de Jerusalém,
porque eles diziam: Arrasai-a, arrasai-a até os seus alicerces. Ah! filha de
Babilônia, devastadora; feliz aquele que te retribuir consoante nos fizeste a nós;
feliz aquele que pegar em teus pequeninos e der com eles nas pedra.
4. Eu porém vos digo... Amai os vossos inimigos v. 44: Amar significa acolher, entreter, agradar, contentar. Lucas 6. 27: “Mas a vós que ouvis, digo: Amai a vossos [inimigos], fazei bem aos que vos odeiam... Rm 12. 20: “Antes, se o teu [inimigo] tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça... “Não detestai os vossos inimigos Orai pelos que vos perseguem” (Mt. 5. 11) – Não é fácil... Todavia é mandamento. E agora?...
5. A decorrência de sermos filhos de Deus é a testação de uma vida nesses termos: Até mesmo sendo perseguido: 2Tm 3. 12: “E na verdade todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus [padecerão] perseguições”. O filho de Deus está respaldado em João 1.12: “Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus... Todavia o reflexo do amor e misericórdia deve está refletido em todas as nossas vidas “...porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos.

II. A VIDA CRISTÃ QUESTIOMADA – VV. 46-48:
1. O Amor acima de tudo – ou seja, sacrificial: Deus não poupou Jesus... Não podemos amar apenas aquelas pessoas que nos amam, esse é o papel do homem comum. Os que amam tem recompensa, ou seja, galardão. Os pecadores (publicanos) amam apenas os que amam... (Lucas 14. 13ss): “Mas quando deres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os mancos e os [cegos]...
2. A questão da saudação – Deve manter a koinonia... Cumprimentar a todos. A saudação usual entre os judeus era paz (shalom) seja contigo. Vejamos a saudação em Mateus 10. 12, 13: - Os discípulos - “E, ao entrardes na casa, saudai-a; se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz. Jesus - Lc. 24. 36 - Jesus: “Enquanto ainda falavam nisso, o próprio Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: [Paz] seja convosco... Jo. 20. 19: “Chegada, pois, a tarde, naquele dia, o primeiro da semana, e estando os discípulos reunidos com as portas cerradas por medo dos judeus, chegou Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: [Paz] seja convosco...Jo. 20 21 “Disse-lhes, então, Jesus segunda vez: [Paz] seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós... Jo. 20. 26: Oito dias depois estavam os discípulos outra vez ali reunidos, e Tomé com eles. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: [Paz] seja convosco. A saudação usada por Paulo: Ef. 6. 23: “[Paz] seja com os irmãos, e amor com fé, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo... Pedro - 1Pe. 5. 14: “Saudai-vos uns aos outros com ósculo de amor. [Paz] seja com todos vós que estais em Cristo... João - 3Jo. 15: [Paz] seja contigo. Os amigos te saúdam. Saúda os amigos nominalmente...
3. Perfeitos – Jesus quis indicar a completa perfeição de Deus... A perfeição perfeita só será possível lá no céu. Aqui trabalhamos para sermos perfeitos: 2Pe. 1. 4: “pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo... 2Co. 3. 18: “Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor...Cl. l. 2: “0 e tendes a vossa plenitude nele, que é a cabeça de todo principado e potestade... Vejamos ainda Gn. 17. 1: “Quando Abrão tinha noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e lhe disse: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença, e sê [perfeito]”.

CONCLUSÃO – Em face do amor ao próximo lembremo-nos que Jesus aplica um princípio fundamentalmente importante em Marcos 12.31: “E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses”. Se você se ama de verdade, Jesus aplica este princípio para que você ame também seu irmão assim também. Esta é a lei e os profetas. Não é fácil amar. Todo amor envolve sacrifício. Foi assim também com Jesus e Deus. Sem olharmos para a Divindade é difícil aplicarmos este princípio em nossas vidas. Peçamos a Deus as condições a fim de que pratiquemos o amor ao semelhante. Que Deus nos ajude!
Amém!



Rev. Cornélio Gonzaga

Um comentário:

  1. Prometo ante o silêncio do inverno,
    nutrir minhas ilusões fazendo dos nossos "nós" a oração da espera.

    (Conceição Bentes)

    Beijos & Flores...M@ria

    ResponderExcluir