quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

COMPORTAMENTO MASOQUISTA

Rev.Helci R. Pereira






O masoquismo tem sido interpretado, às vezes, como sadismo dirigido contra a própria pessoa e relacionado com instintos de morte e de autodestruição, presumivelmente existentes no ser humano.
Em Sigmund Freud, o masoquismo era uma função primária comprobatória da existência no ser humano da tendência autodestrutiva. O masoquismo primário, ensinava ele, voltado para fora, levava ao sadismo ou à tendência destrutiva, geralmente presente na fase anal do desenvolvimento sexual, mas podia, novamente, voltar-se para dentro.
Tem-se como característicamente feminina essa direção interna de impulsos sádicos. A sociedade, permissiva de impulsos sádicos em relação ao sexo varonil, aceita e até exalta a agressividade masculina (sadismo) e reprimem as mulheres quanto a essa mesma tendência, levando-as a se tornarem masoquistas, retraídas, escravas, estóicas, subalternas. O masoquismo feminino teria por aí sua principal explicação.
Em tratando deste tema, Aguiar Netto, em sua obra “Psicologia, Ciência e Vida”, volume 3, ao relacionar masoquismo com sadismo escreve:
“Masoquismo é uma forma de comportamento humano através do qual é encontrado o prazer no sofrimento e na dor. Esta estranha e paradoxal situação, na qual as pessoas parecem gostar de sofrer, é geralmente relacionada com o sadismo. A pessoa que maltrata e sente prazer nisso, freqüentemente tem como vítima uma personalidade com tendências masoquistas”.

helcip@uol.com.br

Um comentário:

  1. hoje me cortei,pela primeira vez,e foi bom,me tirou muitos pensamantos negativos,e até mesmo,mais tranquilidade...
    meu msn ibrahim_scremim@hotmail.com
    ass:ibrahim

    ResponderExcluir