sábado, 14 de agosto de 2010

ESCOLHAS


ESCOLHAS
Helci R. Pereira – helcip@uol.com.br - 2010

Grande é o privilégio que temos de fazer escolhas.
Tal privilégio responsabilidades acarreta,
Pois colhemos, em geral, o produto do que semeamos.
Muitas vezes, fazemos escolhas infelizes.
Há homens e mulheres que optam por ódio e por vingança,
Estragando suas vidas no tempo e na eternidade.
Herodias escolheu a cabeça de Batista, homem justo,
Por ter verberado sua vida de pecado.
Muitos outros não estão muito longe de Herodias,
Quando preferem ao perdão,
A vingança, o revide, a retaliação.
Outra escolha infeliz é a de riquezas, de grandezas.
Quantos só pensam no fausto, ficando, até,
Nervosos, doentes, inquietos!
Creso, Filipe, o macedônio, Mídias, lendário general grego,
Foram infelizes, apesar de suas posses, de seus cabedais.
Muitos escolhem uma vida de vícios, de maus hábitos,
Pensando estarem fazendo muito bem,
Como o soldado russo que, numa batalha,
Veio seu General a salvar.
“Quero ser-te grato! Escolhe o que quiseres, pede!”
Disse ao soldado herói o general agradecido,
Obtendo do mesmo esta resposta:
“Dá-me uma garrafa de vodka para me deliciar!”
Espantado, o oficial, por três vezes, lhe falou::
“Quero ser-te grato! Escolhe o que quiseres, pede!”
E a resposta, por três vezes, foi a mesma:
“Dá-me uma garrafa de vodka para me deliciar!”
Que escolha lastimável!
Outros fazem escolhas frívolas, prenhes de vaidade,
Escolhas sem moral objetivo,
Visando, apenas, satisfação passageira,
Como aquela mocinha que um dia me falou:
“O melhor presente que me podem dar:
É um romance policial com bastante suspense”.
Que escolha insignificante, requintada de futilidade.
Mas há escolhas felizes que se fazem:
Servir à Causa do Senhor e ao bem da humanidade,
Trilhar as veredas da sabedoria e da honestidade,
Ser ético e correto à saciedade.

Coisas que me enviam - Pr. Helci

Nenhum comentário:

Postar um comentário