terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Regeneração


ASSUNTO – REGENERAÇÃO

Texto - Ef. 2 1 – 7: 1 Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2 nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência,3 entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. 4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, 5 estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), 6 e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus, 7 para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus.

INTRODUÇÃO - A regeneração é o ato de Deus implantar a vida e as condições necessárias para que o coração morto consiga pulsar espiritualmente vivo em Deus.
1. O Estado espiritual de todo ser humano é uma espécie de morte espiritual - vers - 1
2.É a federação do pecado - 2Cron 6. 36 "Quando pecarem contra ti (pois não há homem que não [peque]), e tu te indignares contra eles, e os entregares diante do inimigo, para que os que os cativarem os levem em cativeiro para alguma terra, remota ou vizinha".
3.Todos estão debaixo do pecado e em rebelião contra Deus - Rm. 3 9 Pois quê? Somos melhores do que eles? De maneira nenhuma, pois já Nessa demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado;10 como está escrito: Não há justo, nem sequer um.11 Não há quem entenda; não há quem busque a Deus. 12 Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.13 A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo dos seus lábios; 14 a sua boca está cheia de maldição e amargura.15 Os seus pés são ligeiros para derramar sangue.16 Nos seus caminhos há destruição e miséria; 17 e não conheceram o caminho da paz. 18 Não há temor de Deus diante dos seus olhos. 19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus; 20 porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado. 21 Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a justiça de Deus, que é atestada pela lei e pelos profetas; 22 isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que crêem; pois não há distinção. 23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
4.Nessa condição o homem é incapaz de agradar a Deus e regenerar-se - RM. 8: 3, 7, 8:Porquanto o que era [impossível] à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne... Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser... e os que estão na carne não podem agradar a Deus. Rm
5.A condição do homem era que o mesmo estava irremediavelmente pedido - Gl. 4: 4 Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, 5 Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. 6 E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.

I.REGENERAÇÃO- É a implantação da vida espiritual naquele que estava espiritualmente morto.
A) NOVO, NASCIMENTO (#/RC Tt 3.5).
B) O tempo em que Deus vai renovar tudo (#Mt 19.28; ver BLH).
2.Tito 3:5: - NVI - "não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo"
3.Com isso aconteceu em conseqüência, o despertar dos mortos, ou seja a nova natureza em Cristo, fazendo-nos uma nova criação. 2Co. 5.17: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo".

II.CANAL UTILIZADO:
1.O Espírito Santo - Tito 3:5: - NVI - A) "não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo"
B) Jo. 3. 5: "Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus".
2.A palavra de Deus -
A) Jo. 3:5: "Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus".
3.B) Jo.6:63 "O espírito é o que [vivifica], a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida". Outros textos: Rm 10.17; At. 16:13,14; 1Pe.1.23.
4.Embora que a regeneração não é a mesma coisa que a conversão, as duas andam juntas. A Regeneração dar-se primeiro que a conversão. Conversão sem regeneração não existe.

CONCLUSÃO - Há necessidade de haver regeneração no individuo, sem particularidade, não haverá repouso para o Espírito Santo...

Rev. Cornélio gonzaga

Nenhum comentário:

Postar um comentário